Confira sete dicas para fazer um orçamento detalhado e ter sucesso em uma obra

Confira sete dicas para fazer um orçamento detalhado e ter sucesso em uma obra

Dominar a arte de fazer um orçamento detalhado não é para muitos. Afinal, esta é uma etapa fundamental para o bom andamento e sucesso de uma obra e deverá conter informações dos insumos, composições, serviços, mão-de-obra, impostos, máquinas e equipamentos, além de custos indiretos e, claro, a margem de lucro praticada pela empresa. Ou seja, mais que um simples cálculo de preços é um documento que contém informações físicas e financeiras prévias de um projeto.

Muitas vezes, é com base em um bom orçamento é que um cliente bate o martelo ou declina de realizar o projeto com a empresa que pretende contratar. Para ter sucesso nesta fase e conquistar clientes nas iniciativas pública ou privada, confira sete dicas valiosas de como elaborar bons orçamentos:

  1. Tenha em mente que nenhum orçamento é igual ao outro. Portanto, é fundamental dar atenção exclusiva a cada orçamento, fazendo-o de forma detalhada.
  2. Faça um levantamento detalhado de todos os materiais a serem utilizados, passando pelos valores dos serviços e, o que é mais importante: sabendo em profundidade o consumo de materiais em cada etapa.
  3. Utilize a curva ABC, forma de organizar um orçamento destacando os itens que mais pesam em um projeto.
  4. Ao elaborar um orçamento, leve em conta que os clientes sempre pedirão descontos e a margem já deve contemplar um desconto máximo e um mínimo. Além disso, dar um desconto pode representar indicações e, consequentemente mais trabalho posteriormente.
  5. Verifique a mão de obra e os equipamentos necessários, bem como os valores a serem pagos, os custos indiretos, como água e energia elétrica, além da carga tributária, como os impostos sobre os serviços, mão-de-obra, licenciamento, burocracias e permissões.
  6. Faça visitas técnicas ao local da obra ou da futura-obra. Somente assim, será possível identificar todas as necessidades para a execução do projeto.
  7. Fique de olho na produtividade e faça um registro do desempenho de seus funcionários e colaboradores. Somente assim, será possível mensurar a necessidade ou de mais mão de obra ou de horas extras, para não impactar o cronograma.

Seguindo estas sete dicas básicas, fica mais fácil elaborar um bom orçamento e, com isso, obter sucesso na obra, que é traduzido pela satisfação do cliente e, claro, o lucro para a empresa. Consulte a equipe da Nott Engenharia e descubra que uma obra nem sempre é sinônimo de dores de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.