Saiba quais os cinco problemas mais frequentes em projetos de construção

 

Saiba quais os cinco problemas mais frequentes em projetos de construção

Construir não é, definitivamente, uma tarefa fácil. Mesmo com um bom planejamento, equipe bem treinada, orçamento bem feito, há várias intercorrências que podem surgir até a entrega da obra e, até mesmo, depois. A fim de evitar que isto aconteça, a equipe da Nott Engenharia listou os cinco principais problemas que podem acontecer em um projeto de construção.

 

  • Escopo mal definido: definir os escopos da obra farão dela um sucesso ou fracasso e ajuda a direcionar o projeto como um todo.

 

 

  • Falta de orçamento ou orçamento mal feito: é preciso ter um levantamento detalhado de todos os materiais a serem utilizados, passando pelos valores dos serviços e, o que é mais importante: sabendo em profundidade o consumo de materiais em cada etapa.

 

 

  • Uso de materiais inadequados: revestimentos inadequados e sem tratamento, utilizados em áreas externas; esquadrias de aço utilizados em regiões litorâneas são alguns dos erros comuns que podem causar a deterioração e tendem a comprometer a segurança do usuário e a durabilidade da construção e, ainda, gerar gastos extras, atraso na conclusão da obra e retrabalhos.

 

 

  • Erro no cálculo das quantidades de material: cimento e brita de menos, telhas e tijolos a mais...um dos grandes problemas de um projeto é o erro do cálculo da quantidade de materiais. No caso específico de revestimentos, como pisos, azulejos e pastilhas, errar para menos implica na necessidade de adquirir peças de diferentes lotes, o que pode influenciar nas diferenças de tom do produto, gerando um desgaste desnecessário. Para minimizar as perdas ou evitar a falta de material, deve-se comprar 10% a mais de produto para ter uma margem de segurança.

 

 

  • Equipe mal treinada: muitas empresas de engenharia e arquitetura podem acreditar que treinamentos são fontes de geração de custos adicionais. No entanto, treinamentos são uma forma de manter as equipes atualizadas com as novas tecnologias construtivas e materiais inovadores, além de deixar todos os integrantes motivados.

 

 

 

Se você pretende construir um imóvel residencial ou comercial, é fundamental contar com uma empresa especializada em engenharia e na gestão de projetos de construção, como a Nott Engenharia. A empresa utiliza o sistema BIM em todos os seus projetos, desde elaboração da planta à entrega. Assim, evitam-se erros e falhas, tornando o processo de construção o mais tranquilo possível para os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.